Picos de energia no sistema elétrico em sua casa ou escritório são mais comuns do que você pensa. Esses picos podem causar grandes danos aos dispositivos eletrônicos e causarem downtime, o que acarreta em perdas financeiras.
De onde surgem os picos de energia?
1. Relâmpagos
Somente nos últimos 5 anos, quase 9 bilhões de raios foram documentados globalmente. Algumas regiões experimentam mais atividade do que outras com a Índia, o Sudeste Asiático, a Austrália, a África Equatorial e partes da América do Sul, principalmente em São Paulo.
Os Estados Unidos também fizeram a lista como um ponto quente do relâmpago. Os raios atingem em algum lugar nos 48 estados contíguos uma média de 20 milhões de vezes por ano e cerca de metade de todos os flashes atingem mais de um ponto no solo, levando a pelo menos 30 milhões de ataques por ano, segundo o Laboratório Nacional de Tempestades Severas ( NSSL).
2. Danos às linhas de transmissão
Outra causa comum de surtos de energia é o dano às linhas de transmissão causados por forças naturais ou erros humanos, como galhos de árvores (ou qualquer outro objeto) tocando linhas de energia. Existe as ocorrencias causadas por animais como roedores entrando em um transformador e até mesmo quando empresas de serviços públicos estão executando manutenção de rotina.
3. Restauração de energia após uma interrupção
Quando a energia volta depois de uma interrupção, a força de energia necessária para religar uma rua ou bairro inteiro leva a picos de energia.
4. Dispositivos Eletrônicos
Picos de energia resultantes de dispositivos são mais comuns. Elas acontecem quando aparelhos que possuem motores ou compressores ligam ou desligam, como refrigeradores e condicionadores de ar. Isso cria uma onda de energia para o aparelho ou o desvio de energia para outros dispositivos.
Dispositivos ainda menores, como secadores de cabelo e algumas ferramentas elétricas, consomem energia suficiente para causar surtos.
Fiação defeituosa é outra causa comum, geralmente resultando em disjuntores desarmados e curto-circuitos que causam surtos.
Embora um único surto interno possa não ser potente o suficiente para destruir um aparelho ou dispositivo em um único disparo, o efeito cumulativo de muitos pequenos surtos pode causar danos a componentes eletrônicos e aparelhos ao longo do tempo.
Uma defesa forte: tenha um Nobreak APC
Há duas opções principais para proteger seus dispositivos e equipamentos eletrônicos contra os picos de energia: protetores contra surtos de tensão e fontes de alimentação ininterruptas, os famosos Nobreaks.
Protetor contra Surtos (filtro de linha)
O protetor contra surtos mais comum é um filtro de linha com proteção contra surtos embutido. Eles vêm em várias saídas e niveis de proteção. O nível de absorção de energia é medido em joules, com a classificação mais alta sendo mais poderosa. Recomenda-se um protetor contra surtos com classificação de maior nível de joule para proteger seus equipamentos eletrônicos mais caros e sensíveis, como televisores, sistemas de entretenimento doméstico e computadores.
Alguns protetores contra surtos também fornecem proteção para linhas telefônicas e de dados, incluindo cabos coaxiais. Isso é importante porque os picos podem viajar ao longo dessas linhas, bem como circuitos elétricos. Além disso, procure modelos que tenham portas USB para carregar telefones e tablets com segurança.
Nobreak (UPS)
Outra alternativa é a utilização de um nobreak, que oferece proteção contra surtos e energia de reserva.
Um Nobreak é uma boa solução para um escritório doméstico, por exemplo, já que pode fornecer energia de reserva de bateria para computadores e equipamentos de rede no caso de falta de energia.
O Nobreak pode alimentar o roteador / modem que fornece WiFi para que você possa ficar conectado e entretido, mesmo durante uma interrupção.
Dependendo do modelo de Nobreak, você pode ir de alguns minutos a várias horas de energia de backup. A escolha depende do que você deseja podendo ser somente tempo suficiente para desligar dispositivos, como computadores, ou se deseja manter os dispositivos funcionando durante a interrupção.
Saiba mais sobre Nobreak APC é um pequeno investimento que oferece proteção para seus dispositivos eletrônicos, que coletivamente valem centenas ou milhares de reais.
Para saber mais, visite a página de soluções, onde você encontrará informações sobre Nobreak APC que mantem você neste mundo conectado.
Ah, e se essas estatísticas relâmpago o deixaram assustado, não se preocupe - se você vive com 80 anos, as chances de ser atingido são de apenas 1 em 13.000.